Como identificar Action Figures originais?

Como identificar Action Figures originais?

Como as tiragens de cada produto são limitadas, eles não são considerados brinquedos, mas objetos colecionáveis. A popularização e o interesse de jovens e adultos pelos bonecos fez com que as imitações e réplicas se tornassem cada vez mais comuns no mercado. Para não ser enganado, é preciso estar atento aos detalhes. Confira as dicas para adquirir Action Figures originais!

1 – Comparando a caixa

As caixas de Action Figures originais possuem os logotipos da fabricante Banpresto e da Cranecking. Além disso, outro selo obrigatório é o da Toei Animation, caracterizado por um gato com chapéu de cowboy. Abaixo dele há uma gravação holográfica, diferente dos falsificados, em que há apenas cola.

As embalagens dos Action Figures comercializados pela Oderço possuem um selo especial em que consta a norma do Inmetro na qual se enquadram. Se não houver qualquer um dos selos mencionados, é um indicativo de que o produto é falsificado.

Action Figures

oderco-cta-ver-no-site

2 – Material de fabricação

O material mais utilizado na construção dos Action Figures é o Acrylonitrile butadiene styrene – ABS. Ele possui dureza e resistência para ser entortado sem ser danificado e é macio ao toque. Isso possibilita a inserção de texturas e detalhes e expressões de acabamento mais fino, que não podem ser feitos em outros materiais.

Outro material usado na fabricação de Action Figures originais é o Polyvinyl Chloride – PVC. Trata-se de um plástico mole, macio, com alta durabilidade que permite a inserção de detalhes e variedade de ângulos.

3 – Action Figures originais: peso e detalhes

Outra forma de identificar imitações de Action Figures é pelo peso e detalhes do personagem. Os produtos falsificados são mais pesados porque são feitos de um material inferior que não permite adicionar os detalhes.

A pintura dos Action Figures falsos brilham e os originais têm uma cor fosca. O plástico dos bonecos falsos dificulta a aderência da pintura, tornando-a falha e borrada.

oderco-cta-ver-no-site

4 – Comparando as peças com as do fabricantes original

Action Figures falsos são feitos com plástico inferior que prejudica a aderência da tinta e os detalhes, portanto, compare o produto com as fotografias originais no site do fabricante. Se houver borrões nas cores, indícios de desencaixe entre as partes, peças sobrepostas ou mal encaixadas, certamente o produto é falso.

5 – Valores

Na hora de comprar um Action Figure o barato pode sair caro. Há um valor médio de mercado para esses itens, então, se os bonecos são comercializados por um preço muito inferior, desconfie. Um dos motivos pelos quais os bonecos são colecionáveis é que há uma quantidade limitada de cada tipo de boneco (pose e acessórios).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *