5 estratégias para vender em ano de Copa do Mundo

5 estratégias para vender em ano de Copa do Mundo

É ano de Copa do Mundo e sua loja ainda não planejou estratégias de vendas para os meses que antecedem o evento? Aproveite-se da competição para vender mais e fidelizar clientes!

A Copa do Mundo

Todo mundo conhece e sabe do que se trata a maior competição de futebol entre as nações, certo? Não? Bom, fizemos uma breve contextualização para você que não é tão antenado(a) assim no esporte.

A Copa do Mundo é um torneio entre as melhores seleções de futebol do mundo. Através de jogos classificatórios realizados antes da competição mundial (Eliminatórias), são definidas as 32 equipes mais bem colocadas de todos os continentes. O torneio tem duração de um mês e é realizado a cada quatro anos em países diferentes.

O Brasil é o maior campeão, com cinco títulos. Seguido por Alemanha e Itália, com quatro; Argentina e Uruguai, com dois; e França, Inglaterra e Espanha, com um título cada.

A importância da data para o comércio

Como em qualquer outra data comemorativa, é fundamental elaborar estratégias para vender em ano de Copa do Mundo. O evento causa comoção até mesmo em quem não acompanha o esporte – além de ser um tema que está na boca do povo.

Existe uma certa desaceleração econômica ao decorrer da competição, muito por conta dos feriados e paralisações no comércio.

Segundo levantamento feito pelo Serasa, em 2014, durante a realização da Copa do Mundo no Brasil, o comércio cresceu 0,2% em comparação com o mesmo período em 2013, mas teve queda de 2% no faturamento anual.

Os dados, embora não tão atrativos, evidenciam que é possível tirar proveito do evento. No entanto, para isso, é necessário ter muita cautela e planejamento.

estratégias para vender em ano de copa do mundo

5 estratégias para vender em ano de Copa do Mundo

1. Brindes personalizados

Oferecer brindes é uma ótima estratégia para criar um relacionamento entre cliente e lojista. Eles não precisam ser de grande valor, mas representarem utilidade ao consumidor.

Na temática de Copa do Mundo, muitas lojas disponibilizam tabelas com todos os jogos da competição em diferentes formatos, como: almanaques, cadernos e calendários. Canecas, squeezes, canetas e até mesmo camisetas podem ser brindes bem proveitosos ao consumidor. Aliás, não esqueça de deixar seu logotipo nos brindes.

A prática pode propiciar a construção de uma fidelidade entre vocês. O cliente vai lembrar da sua marca quando utilizar o “presente” e as chances dele voltar a comprar de você são maiores.

2. Decoração temática

Enfeitar sua loja, por mais simples que seja, pode ser uma boa estratégia para atrair os consumidores, e também pode servir para se destacar da concorrência e aproximar pessoas que não conheciam seu estabelecimento.

3. Promoções e cupons de desconto

Viabilize cupons de descontos e outros benefícios em promoções. Elas podem ser comuns ou terem a tônica da Copa. Nesse caso, utilizar a dinâmica dos resultados dos jogos pode ser uma boa.

Que tal fazer um bolão? Os clientes que acertarem o placar dos jogos têm direito a um presente, que podem ser descontos em compras futuras, ou então, oferecer 15% de desconto aos consumidores no caso de vitória da seleção brasileira em determinado jogo. As possibilidades são inúmeras!

4. Produtos para transmissão dos jogos

A sua loja conta com produtos úteis para a transmissão dos jogos? Aposte neles! É o caso de televisores, caixas de som, home theaters, telões e conversores digitais. Há muita procura por esses itens no período da competição mundial.

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5. Ações em redes sociais

Sua empresa é ativa nas redes sociais? Se não, esse é o momento de iniciar ações e campanhas no ambiente digital, o que vai possibilitar a criação de engajamento com os usuários e autoridade na rede.

Aproveite o momento de repercussão do evento e crie conteúdos relevantes que possam causar certo tipo de influência entre os usuários. Dependendo do tipo de público, suas promoções podem ser mais efetivas no digital.

Se deseja mais informalidade, Facebook, Instagram e Twitter são as plataformas ideais – e mais acessadas pelos brasileiros. Mas você também pode atuar no LinkedIn, para abordagens mais profissionais, YouTube, para vídeos, entre outras redes.

As estratégias para vender em ano de Copa do Mundo só terão resultado se houver planejamento e muita pesquisa. Para ajudar nesse processo, leia o post sobre as práticas que contribuem para o crescimento empresarial.


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