Quais os melhores canais de atendimento ao cliente?

Quais os melhores canais de atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é muito importante para garantir as vendas da sua loja, seja ela física ou online. Muitas vezes é esse pilar que define a escolha do consumidor por uma ou outra empresa, serviço ou local.

Tirar dúvidas, explicar detalhes sobre os produtos, ouvir reclamações e solucionar problemas são atividades que devem estar sempre à disposição dos consumidores. O atendimento ao cliente pode ser feito por inúmeros canais e, para definir quais serão oferecidos, é preciso estar atento às necessidades do público-alvo do seu negócio.

Opções de canais

O atendimento ao cliente pode ser feito presencialmente, pelo telefone, chat online, e-mail, Skype, WhatsApp e mídias sociais, como Facebook, Twitter e até mesmo Instagram. Quanto mais canais de atendimento, maior são as chances de eliminar as dúvidas dos consumidores. Cada uma das opções citadas pode ajudar a aproximar ou afastar um cliente.

Os melhores canais de atendimento são aqueles que os clientes ou o público-alvo da sua loja já utilizam para se relacionar. Estar presente nos espaços em que os consumidores se informam e se mostrar disponível é uma maneira de destacar o negócio dos concorrentes.

Formas de atender

Os funcionários responsáveis pelo atendimento devem conhecer os produtos ou serviços comercializados pela empresa. É importante que esses profissionais não demonstrem hesitação e nunca sejam mal educados com os clientes.

O chat online e o WhatsApp, por exemplo, são menos formais e mais adequados para dúvidas e informações mais rápidas.

Disponibilidade

A escolha dos canais de contato depende da disponibilidade de funcionários para realizar o atendimento. Se na sua empresa não há profissionais aptos ou suficientes para responder as mídias sociais, desabilite a opção de mensagem na página do Facebook, por exemplo.

Nunca ofereça atendimento por um canal que não é acessado com frequência. Seja qual for o canal de contato definido, é fundamental garantir que haverá um interlocutor do outro lado.

 

– Foto de capa por Oliur Rahman – Unsplash.

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