Cabo HDMI: Saiba como escolher o ideal

Cabo HDMI: Saiba como escolher o ideal

Cabo HDMI 1.4 ou 2.0? Quantos quadros por segundo? Com ou sem Ethernet?

São tantas informações que acabamos decidindo apenas pelo preço, mas afinal: Qual é a diferença entre esses cabos?

VERSÕES

Apesar da nomenclatura colaborar para reconhecermos qual é a versão mais moderna, as diferenças entre esses cabos vão além.

Enquanto que o HDMI 1.0 transmitia apenas 4,9 Gb por segundo, e tinha resolução de 1080p a 60Hz, sua versão mais recente é capaz de transmitir informações a 18 Gbps, e é compatível com equipamentos com tecnologia 4K. Além dessas mudanças, houve também um aumento nos canais de transmissão de áudio, que de 8 canais de 192 kHz foi para 32 canais de 1536 kHz.

QUALIDADE PERCEPTÍVEL E COMPATIBILIDADE

Antes de pensar em substituir todos os cabos que encontrar pela casa, saiba que a qualidade de som e imagem só será percebida caso os aparelhos e os cabos possuam tecnologias compatíveis entre si. Uma característica importante a se considerar é a Taxa de Atualização/Frequência de uma TV ou monitor.

A Taxa de Frequência, apresentada em Hertz (Hz), representa quantas vezes por segundo a imagem exibida é atualizada. Quanto maior ela for, mais suave será a transição entre os quadros e menor será o efeito de imagem ‘borrada’.

A tecnologia HDR (High Dynamic Range) é outro fator determinante, pois se refere à quantidade de cores que cada pixel pode assumir. Além de oferecer imagens com mais variações de cores, também possui uma variação maior de iluminação, tornando perceptível a diferença na qualidade de imagem.

Desse modo, não adianta ter uma TV 4K com HDR conectada a um cabo HDMI 1.0, e um cabo HDMI 2.0  não fará milagres ao transmitir a imagem de um vídeo game com tecnologia mais antiga para o seu monitor de 144Hz. Por isso, é importante estar atento à compatibilidade entre todos os elementos que irão compor seu Home Theater ou Gaming Room.

CABO HDMI COM ETHERNET

Atualmente muitos aparelhos apresentam como recurso conexão com a internet, sendo necessário ter um cabo de rede para utilizá-la. Porém, com o lançamento dos cabos HDMI com ethernet em 2009, surgiu uma nova maneira de realizar essa conexão.

Se você precisa dessa função e quer reduzir o número de cabos conectados, atente-se a essa característica!

CABOS HDMI VINIK

Foi pensando no consumidor que a VINIK decidiu trazer uma nova linha de cabos!

Com foco na versão 2.0, os cabos HDMI da VINIK oferecem o que há de melhor em termos de qualidade e tecnologia. Disponíveis em várias metragens e modelos, a VINIK possui as melhores soluções para as suas necessidades!

Conheça os lançamentos em nosso site: www.oderco.com.br

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *