Descubra como montar uma loja virtual

Descubra como montar uma loja virtual

Criar um e-commerce é um desafio que precisa de boas estratégias e muita organização. Para começar, é preciso estudar boas referências e buscar ótimos profissionais ou fornecedores. Continue a leitura e descubra como montar uma loja virtual de sucesso.

Um pouco de estatística

O legal do e-commerce é que ele nos oferece uma ampla gama de estatísticas que servem como guia. Vamos começar pelo mais conhecido no Brasil, o E-bit.

O E-bit (Earnings Before Interest and Taxes) é um dos maiores fornecedores de dados do mercado brasileiro. Ele indica os resultados obtidos, considerando as atividades operacionais de cada setor. As pesquisas de 2021, por exemplo, mostram um crescimento de 48,4% do e-commerce no país, comparado ao ano de 2020. Esse resultado mostra valores que ultrapassam e muito a perspectiva geral do brasileiro. De acordo com essa estatística, o comércio eletrônico movimentou mais de 300 bilhões de reais.

Mas, afinal, o que você precisa para embarcar nisto?

Planejamento

Este é sem dúvida um item essencial em todos os processos que envolvem seu futuro negócio. Afinal, sem um bom planejamento você dificilmente conseguirá tirar seus sonhos do papel. Veja, depois de colocado no papel, fica muito mais fácil você planejar e organizar a abertura de sua loja virtual. Quando damos início ao planejamento, a tendência é visualizar questões práticas, como nichos de operação, mercado consumidor, formas de financiamento, logística e marketing de vendas.

Comece elaborando um manual de organização. Nele deverá haver um checklist com todas as demandas para sua loja online. Trabalhe item a item, até ter certeza que todos os pontos foram resolvidos. Lembre de incluir um plano de contingência que englobe os principais obstáculos que possam surgir em sua empreitada.

Gestão de fornecedores

Essa questão deve ser tratada antes, durante e depois da fase de implantação da sua loja virtual. A gestão dos fornecedores irá lhe auxiliar com várias das demandas do seu negócio e é através dela que você vai traçar o planejamento comercial do seu e-commerce.

Alguns empreendedores, depois de escolhido o fornecedor, passam a negligenciar essa área. Mas, é essencial que você tenha em mente que o fornecedor é o seu maior parceiro de negócios e que essa parceria merece atenção e manutenção constante.

Escolha da plataforma do e-commerce

A plataforma do e-commerce é o sistema central e a base de sua loja na Internet. No Brasil existem várias opções de criação e gerenciamento. Com um pouco de pesquisa e tempo investido você vai encontrar a plataforma que melhor atenda o seu negócio, de acordo com o porte e as especificidades. É bom lembrar que essa escolha também deve levar em consideração as projeções para o futuro e o investimento pretendido.

Existem 2 grandes grupos de plataforma de e-commerce. São eles:

  • Plataformas Open Source – desenvolvidas por comunidades de programadores, com código aberto, o que possibilita alterações em sua fonte. Você pode encontrar plataformas desse grupo distribuídas de forma gratuita pela internet.
  • Plataformas Saas – desenvolvidas por empresas especializadas que cobram por sua produção e por eventuais atualizações. Neste grupo é comum a cobrança de mensalidades.

Marketing digital

Depois de definidas as principais metas de organização e distribuição mercadológica e financeira, está na hora de trabalhar o marketing digital da sua loja virtual.

Para esse passo, você vai precisar retomar seu manual de organização inicial com as demandas pré-estabelecidas e o plano de comunicação. Esse material deve conter fluxos de estoque, previsão financeira, persona ideal, valor médio de vendas por usuário e tempo de atendimento online. Não se preocupe, algumas destas referências podem ser apenas estatísticas, baseadas em previsões de mercado. Aos poucos você poderá aprimorar esses documentos, com dados reais de seu e-commerce.

O importante é que você as tenha planejado. Pois, com esses dados em mãos, fica mais fácil desenvolver os princípios de uma estratégia de marketing digital de resultados.

Se você chegou até aqui, parabéns! Você está um passo à frente da concorrência. Aproveite e confira as nossas dicas de ferramentas para ajudar na organização da sua loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *