Como participar da Black Friday e aumentar o faturamento da sua loja?

Como participar da Black Friday e aumentar o faturamento da sua loja?

A Black Friday ganhou bastante destaque no Brasil nos últimos anos, principalmente nas vendas online. Nessa época os consumidores ficam mais propensos a gastar e investir em novos produtos. Mas, alguns lojistas ainda ficam em dúvida sobre como participar da Black Friday. Afinal, há inúmeras boas práticas que podem ser aplicadas e muitas a serem evitadas.

Para aproveitar a data ao máximo é importante explorar as possibilidades de se destacar em relação à concorrência. Preparar a equipe de atendimento, abastecer o estoque e garantir uma boa experiência de compra são pontos que devem ser trabalhados. Listamos várias dicas de como participar da Black Friday da melhor forma. Aproveite!

Estabeleça um objetivo

Defina o que é melhor para o seu negócio durante a Black Friday: ampliar o faturamento ou desocupar o estoque para o final de ano.

Para que a participação seja lucrativa é fundamental estabelecer quais produtos ou segmentos receberão os descontos. Outro aspecto importante é a forma como essa vantagem será apresentada aos consumidores. Haverá desconto em porcentagem ou em reais? E frete grátis? Estude as condições antes de oferecer descontos.

Planejamento

Dependendo do porte da sua empresa é preciso planejar a infraestrutura, treinar a equipe, desenvolver estratégias de marketing, pensar em toda a logística de pós-compra, estudar condições de pagamento, estabelecer valores de fretes e prazos de entrega, etc.

Pensar em como participar da Black Friday antes de aderir ao evento garante um bom retorno. Faça um planejamento detalhado e organize tudo com antecedência para não perder boas oportunidades ou ter prejuízos.

Evite práticas enganosas

Só prometa o que pode cumprir! Faça adesão de boas práticas e não veicule informações falsas para os consumidores em hipótese alguma.

Alguns lojistas aumentam os preços dos produtos nos dias que antecedem a Black Friday para diminuir no dia. Essa é uma prática enganosa que prejudica a imagem da sua loja, principalmente para os clientes que já estão habituados com seus produtos e preços.

Atendimento

Durante a Black Friday o público de sua loja ou o número de acessos no site aumenta consideravelmente. Prepare a sua equipe para atendê-los da melhor forma possível, a fim de estimular a fidelização e recompra.

Nesse período o movimento aumenta e é importante que os consumidores não deixem de comprar por causa de dúvidas. Se julgar necessário, contrate funcionários temporários para auxiliar no atendimento e envio dos itens comprados.

Estoque

O planejamento de estoque é o mais importante. Vender produtos que não estão mais disponíveis ou deixar de vender porque não havia estoque pode prejudicar o faturamento e a credibilidade da sua empresa.

A recomendação é que os lojistas comecem a preparação nos meses de setembro e outubro. Nesse período as distribuidoras costumam fazer promoções. Uma outra dica é verificar com os vendedores quais produtos são os mais vendidos da categoria. Focar em um único produto e solicitar uma redução no valor final da distribuidora é outra forma de garantir um bom desconto desconto para os consumidores na Black Friday.

Saiba mais sobre como escolher bons fornecedores para sua empresa.

Comunicação

Essa data também representa uma oportunidade de reativar o contato com clientes antigos. Ter multicanais de atendimento também é um diferencial e pode ser decisivo para fechar uma compra. Se a loja é virtual, use as mídias sociais ou o e-mail marketing para alertar os consumidores sobre as vantagens oferecidas durante a Black Friday.

Por quais meios o consumidor do seu negócio se informa? Qualifique a sua equipe para atender os consumidores presencialmente, pelo telefone, mídias ou chat online. Faça um banco de dados com as informações dos desses clientes e alerte-os nas próximas promoções.

Prazos, frete e envios

Participar da Black Friday ajuda a aumentar as vendas e acabar com o estoque de alguns produtos para a chegada do final de ano. Mas, esse momento também é uma oportunidade para atrair novos consumidores para sua loja.

Para lojas online, os custos com frete e prazos de entrega pode ser um problema. Entre em contato com as distribuidoras e transportadoras e verifique se haverá algum valor promocional ou tabela especial para a Black Friday. Ter essa cotação em mãos ajuda na hora de mensurar os custos de logística.

Não informe prazos impossíveis de cumprir para não decepcionar os clientes. Lembre-se que nesse período há mais movimento nos Correios e transportadoras.

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