7 práticas que podem contribuir para o crescimento empresarial

7 práticas que podem contribuir para o crescimento empresarial

Fazer a gestão e administração do ambiente corporativo pode ser um desafio. O crescimento empresarial deve vir acompanhando de uma série de práticas efetivas para o bem estar financeiro e da equipe.

Se o seu negócio não é tão grande, não pense que os desafios para o crescimento também não sejam. Em pequenas empresas há uma necessidade maior de foco, conhecimento financeiro e resiliência.

Quer empenhar novos hábitos e práticas que possam contribuir para a boa administração de seu negócio? Continue a leitura!

1. Aproximação com a equipe

A aproximação com a equipe é muito mais que reuniões periódicas de resultados. Um time engajado e ciente dos planos, metas e projeções da empresa pode gerar muito mais resultados e contribuir com a cultura da empresa.

Implemente novas formas de interação entre os colaboradores e descarte antigas práticas de gestão, como o distanciamento com os diretores ou com setores distintos. Dessa forma, o time estará mais integrado e empenhado para se comunicar, dar sugestões e colaborar para o crescimento mútuo.

2. Planeje-se!

O planejamento é uma prática que deve nos acompanhar em todos os momentos de nossa vida. Desde uma breve lista de compras no supermercado a um roteiro para uma viagem ou escolha de um filme no cinema. Tudo envolve o ato de se planejar.

Para o bem estar dos funcionários e, principalmente, para a saúde financeira da empresa, o planejamento deve ser um requisito fundamental para o andamento dos processos.

Além do mais, o planejamento está interconectado com a antecipação dos fatos e com o diagnóstico de mercado. Um bom gestor sabe o momento de agir de acordo com as exigências e tendências do seu segmento.

3. Crescimento empresarial é sinal de cliente satisfeito – e retornando!

Satisfazer os clientes pode parecer fácil, não é mesmo? Negativo. O processo para fazer com que eles voltem a comprar de você é, também, um dos grandes desafios ao gerenciar os negócios.

A princípio, se não houver um time capacitado de vendas – que saiba realizar um atendimento certeiro e eficiente -, um controle de estoque e produtos qualificados, esse processo de conquista do cliente se torna um pouco mais trabalhoso.

Se você só recebe clientes novos e nunca consumidores que já compraram de você retornando, alguma coisa errada tem. Para verificar esse problema, responda:

  • Quanto tempo demandou ao cliente para realizar a compra?
  • Você apresentou soluções para o problema dele?
  • O cliente estava à vontade no momento da compra?

Talvez as pessoas não voltem ao seu negócio por algum desses descuidos. Considere apresentar fórmulas atrativas para medir o nível de satisfação dos compradores.

4. Você sabe quem são seus concorrentes?

Estar atento às mudanças no mercado e aos novos – e velhos – concorrentes será um diferencial à continuidade de sua empresa. Elabore métodos para estudar tudo o que está acontecendo em seu setor.

Conheça os clientes de seu concorrente e procure saber o motivo que os leva a comprar com eles e não em sua loja/estabelecimento. Práticas como essa vão oferecer crescimento empresarial e um diagnóstico mais concreto e longevo.

5. Pé no chão…

Manter a cautela é mais do que essencial. Isso não quer dizer que a ousadia esteja proibida. Todavia, de acordo com o tamanho de seu negócio, dar um passo muito largo pode ser prejudicial.

Entenda o que pode ser viável sem que haja comprometimento financeiro. E nem pense em misturar despesas pessoais com as empresariais.

6. Controle de estoque

Entenda a importância do controle de estoque para sua loja. Adapte um sistema capaz de gerenciar a quantidade de produtos que saem e entram de sua loja.

As planilhas são ótimas para esse tipo de atividade. Porém, talvez seja necessário optar por um software de gestão empresarial. Os chamados ERPs são programas que fazem a administração de vários processos corporativos de maneira prática e automatizada, inclusive em relação ao estoque.

7. Marketing Digital

Se você não investe em marketing digital, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de alavancar as suas vendas. A presença da marca no meio virtual poderá criar autoridade, visibilidade e engajamento.

Para entender um pouco mais sobre as vantagens de aplicar os conceitos de marketing digital o obter o crescimento empresarial em sua loja, clique aqui.

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