Datas sazonais: 7 dicas para alavancar suas vendas

Datas sazonais: 7 dicas para alavancar suas vendas

As datas sazonais são muito importantes para o sucesso de um varejo. Criar estratégias para datas e períodos específicos é crucial para alavancar suas vendas e fidelizar clientes.

Porém, isso não quer dizer que colocar descontos em produtos é o suficiente. As ações em datas sazonais precisam ser planejadas, buscando se destacar no meio de tantas promoções já existentes. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Qual a importância das datas sazonais para o varejo?

Primeiramente, é importante conhecer quais são as datas mais importantes para o comércio. Podemos dividir esses períodos em quatro principais categorias:

  • Dias temáticos (Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, etc.);
  • Feriados religiosos e culturais (Páscoa, Natal, Carnaval, Festas Juninas, etc.);
  • Datas comerciais (Black Friday, Cyber Monday, etc.);
  • Estações do ano (verão, primavera, outono e inverno).

As vendas no período do Natal mostram a importância das datas sazonais para o comércio. A data é uma das mais significativas para o comércio, e vem seguida pelo Dia das Mães, que também tem uma grande relevância nas vendas do varejo.

Seja em lojas físicas ou no e-commerce, as datas sazonais são momentos importantes para aumentar sua receita e fazer sua marca ficar mais conhecida.

1. Não planeje em cima da hora

Assim como você, seus concorrentes também estarão se preparando para datas sazonais importantes. Sua estratégia precisa ser detalhada e seu estoque deve estar preparado, o que exige tempo.

Planejar suas ações em cima da hora deixam sua empresa despreparada para possíveis transtornos que podem aparecer, como estoque insuficiente ou perder espaço para a concorrência. Ao planejar antecipadamente, você terá tempo hábil o suficiente para antecipar problemas e resolvê-los antes mesmo de acontecerem.

2. Conheça bem seu público

Se você tem um e-commerce ou loja física especializada, não adianta investir em datas sazonais que não conversem com seu público. Além do resultado insatisfatório, você terá desperdiçado tempo e dinheiro.

Vale a pena elencar os eventos de acordo com sua importância. Concentre sua energia e investimento nas datas sazonais que sejam mais relevantes para seu público. Em datas menos importantes, se desejar, faça ações mais baratas e seguras, como oferecer frete grátis ou um cupom de desconto.

Fique de olho em datas importantes e segmentadas para seu nicho, já que estas não são muito bem divulgadas. Por exemplo, uma loja frequentada por amantes do mundo geek e nerd pode promover ações em datas específicas, como Dia do Orgulho Nerd, aniversário de jogos ou filmes, entre outros.

3. Prepare sua loja e equipe

Se tudo der certo, você terá um aumento de público relevante nas datas sazonais. Em lojas físicas, os atendentes devem estar preparados para atender seus clientes de forma rápida e eficiente. Muitas lojas costumam contratar funcionários temporários ou freelancers nesses períodos.

Se seu e-commerce conta com atendimento online, negocie com a equipe horários especiais e, caso necessário, contrate funcionários temporários. Verifique a capacidade de visitas do seu site para confirmar a demanda.

4. Fique de olho no estoque

Não há nada mais frustrante que ir atrás de uma promoção e, ao chegar, a loja não possuir mais estoques. Em datas sazonais, analise quais produtos terão mais procura e prepare sua reserva.

Existem lojas virtuais que costumam vender produtos mesmo sem estoque. Essa prática é muito mais revoltante para o cliente do que apenas encarar um “produto esgotado” no site. Seja justo e não venda além da sua capacidade; caso um item acabe, avise seus clientes.

5. Faça parcerias estratégicas

Lembre-se que não é só você que espera lucrar mais em datas sazonais. Converse com seus fornecedores antes de abastecer o estoque e negocie descontos, já que você pretende adquirir mais do que o normal.

Você também pode realizar parcerias com outros comércios que não sejam seus concorrentes. Usando ainda o exemplo de uma loja com público nerd e geek, parcerias com cinemas, lojas de jogos ou outros estabelecimentos podem trazer resultados para ambas as partes.

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6. Informe seus clientes fiéis

Se seu varejo é virtual, essa dica é fácil e rápida. Você já possui os dados de contato daqueles clientes que sempre te dão preferência, então, por que não avisá-los que uma grande promoção está por vir? Essa simples estratégia fará com que o público se prepare, facilitando a compra.

7. Ofereça formas de pagamento especiais

Todo mundo gosta de ter opções. Se o seu varejo já possui uma gama de formas e condições de pagamentos, procure ampliá-las nessas datas sazonais.

Ofereça um número maior de parcelas sem juros, descontos em compras à vista ou com determinada forma de pagamento. Mesmo que seu cliente não esteja com muito dinheiro, essa estratégia pode convencê-lo a comprar.

Essas sete dicas vão te ajudar – e muito! – a tirar grande vantagem das datas sazonais. Lembre-se: o planejamento é o seu melhor amigo.

 

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