Dia do Artesão: Artesanato e tecnologia evoluindo juntos

Dia do Artesão: Artesanato e tecnologia evoluindo juntos

19 de Março – Dia do Artesão

Instituído em homenagem à São José, em 19 de Março, o dia do artesão representa uma data importante para muitos.

Reconhecido como profissão desde 2015, mas parte importante da nossa história desde os primórdios, o artesanato brasileiro vem crescendo anualmente. De acordo com o portal G1|Pequenas Empresas & Grandes Negócios, desde 2018 esse mercado movimenta aproximadamente 50 bilhões de reais por ano!

Apesar dos avanços tecnológicos, o valor cultural presente no artesanato o mantém firme mesmo com o passar o tempo. É a tradição e a cultura de cada região representadas em uma forma de arte passada entre gerações.

Tradição x Tecnologia

O artesanato é definido como algo produzido manualmente, sem possibilidade de reprodução em larga escala, tornando cada peça exclusiva! Embora muitos sigam com as tradições à risca, alguns artesãos já estão se adaptando à tecnologia atual.

Além das ferramentas convencionais, é possível utilizar a tecnologia como recurso para facilitar, acelerar ou melhorar o trabalho do artesão. Uma dessas tecnologias é a das Impressoras 3D, que já está presente nas mais diversas áreas, do design à medicina.

3D no Artesanato

Com o crescimento da economia criativa, várias pessoas começaram a focar em empreendimentos próprios. Desde sabonetes artesanais a acessórios de moda, descubra abaixo algumas ideias para aplicar a tecnologia 3D no seu negócio.Dia do Artesão-PCYES 3D

  • Moldes personalizados para biscuit, sabonetes ou doces;
  • Botões, fechos e outros aviamentos para bolsas e acessórios;
  • Pingentes para bijuterias;
  • Régua/Guia personalizados para corte em papel ou tecido;
  • Adereços para fantasias;

É válido lembrar que, mesmo com toda a facilidade oferecida pela impressão 3D, algumas ferramentas são insubstituíveis para os artesãos. É por isso que também decidimos apresentar o mix de ferramentas da VINIK!

Com furadeira, diversos modelos de chaves e alicates, é possível trabalhar de maneira mais eficiente com diversos tipos de materiais.

Ferramentas VINIK - Dia do Artesão

Visite o nosso site para ter acesso a esses e outros produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *