Face Shield: Impressão 3D na linha de frente

Face Shield: Impressão 3D na linha de frente

Com os níveis de proliferação do novo Coronavírus, chegamos ao ponto em que prevenção não só é essencial, mas obrigatório.

Apesar de alguns trabalhos poderem ser executados através de Home Office, para os demais, equipamentos de proteção não podem faltar.

Em decorrência da crescente demanda por diversos itens fundamentais ao combate do COVID-19, há produtos que não são encontrados facilmente. Seja pela escassez de matérias primas, preços elevados, ou falta de estrutura fabril, essa situação leva todos a se reestruturarem.

Face Shield – Proteção é a nova Regra

À medida que novos decretos são publicados visando a liberação de mais empresas, surgem também mais exigências de segurança.
Uma das condições impostas por vários municípios é o uso de EPIs para a execução de diversas atividades. Para profissionais como cabeleireiros, manicures, esteticistas, barbeiros e maquiadores, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção será obrigatório.

Apesar de alguns equipamentos exigirem conhecimentos técnicos e materiais específicos, vários outros podem ser feitos caso tenhamos os equipamentos certos. É o caso de máscaras e do EPI conhecido por Face Shield.

Como consequência do afrouxamento das medidas restritivas da quarentena, e o retorno de vários setores de comércio e serviços, aumenta a procura por esses equipamentos de proteção, deixando esse setor do mercado aquecido.

Empreendedorismo em Pauta

Por não exigirem o mesmo nível de refinamento e proteção que os EPIs usados na área da saúde, vários makers se uniram para fazer a diferença nesse cenário. O face shield, por exemplo, se tornou indispensável para prestadores de serviço que trabalham muito próximos aos seus clientes. Apesar de parte do movimento ter começado doando os produtos produzidos, há quem encontrou nisso oportunidade e meios para empreender.

Foi o caso do Rodolfo Bazani, dono da papelaria Lápis de Cor, que entrevistamos para esta matéria.

Rodolfo Bazani _ Lápis de Cor _ Face Shield _ Impressora 3D

Blog Oderço: Rodolfo, o que te motivou a comprar a impressora 3D?

Rodolfo: A princípio foi ser a primeira empresa em Paranavaí a ter uma impressora 3D, demonstrando inovação e sempre pensando a frente. Ela veio como oportunidade para mostrar que a Lápis de cor não é uma empresa “tradicional”, mas sim de inovação. Veio também para confeccionar pequenas peças para hobby.

B: Como foi se adaptar a esse novo modelo de negócio?

R: As primeiras impressões foram feitas como hobby. Foram feitas divulgações em redes sociais e também expor a impressora em local estratégico dentro da empresa, para que o cliente que pudesse vê-la logo de cara. Com o tempo, foram aparecendo algumas pessoas interessadas em fazer projetos, especialmente alunos de arquitetura da universidade da cidade, para peças que seriam utilizadas em maquetes.

B: Como esse novo empreendimento está colaborando para a sua empresa no cenário atual?

R: Tudo surgiu com uma oportunidade. Fomos convidados a ajudar uma universidade a confeccionar máscaras do tipo face shield para doação aos combatentes do COVID-19, já que este modelo de máscara se tornou prático, barato e eficiente. Desde então, foram inúmeros pedidos de várias clinicas, consultórios, cabelereiros, manicures e etc, interessados em adquirir a máscara, foi então que surgiu a oportunidade de negócio.

Ainda somos a única empresa do ramo comercial que possui a impressora 3D, portanto todo dia há novas encomendas dessas máscaras. Acho interessante mencionar que, em momento algum fizemos divulgação de que estávamos comercializando, toda a propaganda foi feita boca a boca, o que já nos deixou até o gargalo com a produção.

A impressora, nos últimos 30 dias, tem trabalhado praticamente 24h/dia. Ficamos surpreendidos com a qualidade da impressora da Flashforge, que apesar de ser um modelo mais de entrada, ela vem trabalhando sem apresentar qualquer tipo de manutenção. Parece que está fazendo a sua primeira impressão. Tive a oportunidade de apresenta-la a algumas pessoas que tem conhecimento nessa área, e todas ficaram surpreendidas com a estrutura que ela possui.

B: Pelo volume da demanda que você tem atendido, acredita que as impressoras 3D sejam um bom investimento nesse momento?

R: Sim, com certeza. Impressão 3D não é o futuro, já o presente. Como dito acima, nem divulgamos que estamos fabricando a face shield pois não estamos dando conta da demanda. Hoje, tenho consciência de que sempre há uma oportunidade de negócio para quem possui uma impressora 3D, independente do segmento que atua, inclusive já fabricamos nela uma peça que quebrou do carro da empresa e não precisamos trocar todo o conjunto, ficou muito em conta.

B: O que você recomenda para aqueles que pretendem trabalhar com impressoras 3D?

R: Seja rápido, é um mercado de muitas oportunidades. Para quem busca inovar, este é excelente custo benefício. Lá na frente, quando outros possuírem impressoras 3D, você ainda será referência devido ao pioneirismo. Pelo menos, está sendo assim com a nossa empresa.

B: Gostaria de fazer mais alguma observação?

R: Invista em publicidade, divulgue seu trabalho com impressão 3D. Se você é projetista, melhor ainda, há diversas formas na internet de vender o seu produto, e ele pode se tornar especial porque será único.

Tecnologia ao seu alcance!

Basta uma impressora 3D e filamentos, PLA ou ABS, e já é possível iniciar a produção das face shields e do que mais você quiser!

Face Shield - Impressão 3D

Para quem possui uma impressora 3D e quer produzir suas Face Shields, segue abaixo o arquivo para download:

Face Shield PCYES – DOWNLOAD

Seja para empreender ou para fazer parte dessa incrível rede de apoio, não há dúvidas de que as impressoras 3D são parte importante do início dessa revolução, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à tecnologia de produção.

Para saber mais sobre o Universo Maker, leia nossas outras publicações do blog. E para adquirir sua impressora 3D, acesse o nosso site AQUI, ou compre com um de nossos parceiros.

Quer se manter sempre atualizado? Assine nossa Newsletter clicando AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *