Gestão de fornecedores: a chave para o sucesso de seu negócio

Gestão de fornecedores: a chave para o sucesso de seu negócio

A gestão de fornecedores é uma prática de extrema importância em seu negócio. Muitos empresários acabam negligenciando essa área e sofrem com perdas financeiras inestimáveis.

Quando não os fornecedores não são escolhidos com cuidado, os produtos e serviços podem acabar custando muito mais do que o planejado. A ausência de uma boa gestão de fornecedores causa problemas que vão desde a falta de produtos a má qualidade de alguns itens, o que gera a perda de credibilidade da empresa junto aos seus consumidores.

Para evitar que você venha a sofrer com essas questões, listamos alguns itens que devem ser observados na gestão de fornecedores. Confira!

Visão além do alcance

Uma boa gestão de fornecedores leva em conta a aquisição de produtos, rastreabilidade, variedade, condições de pagamento e valor final.

É um erro comum de vários empresários pensar no fornecedor somente em relação aos valores. Muitos empreendedores delegam a gestão de fornecedores ao financeiro, e transferem todas responsabilidades à equipe de compras ou contas a pagar. Essa rotina deixa a desejar em questões de organização e gestão de negócios, pois não prevê detalhes importantes diretamente ligados ao fornecedor.

Prazos

A gestão de fornecedores deve observar os prazos de pagamento e entrega. Se o primeiro é importante para o financeiro, o segundo é essencial para seu negócio.

Fique atento aos prazos combinados e exija que eles sejam cumpridos. Uma boa negociação é a base para que você não tenha problemas com estoque e financeiro. Você pode utilizar sua base de dados para estabelecer junto ao seu fornecedor os prazos ideais para sua empresa!

Trabalhe com margens que te concedam tempo extra, para o caso de imprevistos. E tenha a sua disposição uma planilha ou um programa para rastrear seus pedidos. Esse tipo de instrumento pode ser de grande valia em situações inesperadas e, em caso de atrasos, você pode reprogramar sua agenda de negócios, realocar promoções e oferecer outras opções de produto ao consumidor.

Variedade

Se você pretende ter um negócio bem sucedido, deve ficar atento à variedade de produtos e serviços oferecidos ao seu cliente.

Pode parecer clichê, mas é sempre bom lembrar que aquilo que você não oferece à concorrência oferta em abundância. Para evitar esse cenário, faça o planejamento de seu estoque de forma inteligente. É sempre bom estar alerta à concorrência e as demandas do mercado. Produtos e serviços sazonais devem ter lugar fixo em sua programação.

Verifique ainda constantemente as novidades oferecidas por seus fornecedores. Alguns produtos podem ter saída garantida em alguns nichos de mercado, enquanto outros podem ser deixados de lado de acordo com o seu público alvo.

 

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