Qual a importância do marketing digital em sua loja de informática?

Qual a importância do marketing digital em sua loja de informática?

Um dos grandes passos para o crescimento empresarial está em entender a importância do marketing digital para sua loja, seja ela física ou virtual. É indispensável a criação e aplicação de estratégias que fomentem a presença da marca no meio virtual.


Meios tradicionais

A grande vantagem do marketing nos meios digitais é o poder de segmentação e a prática, rápida e concreta mensuração de dados. Em um comparativo com meios tradicionais, como a TV, o rádio ou os veículos impressos, nota-se que a única alternativa para estimativa dos resultados e pessoas alcançadas está na audiência (rádio ou TV) ou na quantidade de vendas da mídia (no caso do impresso).

Percebe-se que os dados não são concretos. Uma pessoa que compra um jornal impresso ou uma revista não necessariamente visualizou a presença da sua marca. O mesmo acontece ao assistir a TV ou ao ouvir o rádio: a audiência estabelecida no horário de veiculação do seu anúncio não oferece uma base concreta de quantas pessoas viram/ouviram e se interessaram pela sua exibição.

Meios digitais

Ações nos meios digitais são capazes de dar um parâmetro muito mais tangível, oportuno e eficiente. No caso de campanhas “online”, é possível, por meio de inúmeras ferramentas, apegar-se consideravelmente aos números.

Se a sua loja de informática é na internet, o Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta da Google responsável por disponibilizar dados bem abrangentes sobre o seu e-commerce. Como o tráfego em dias e horários específicos; a persona; a taxa de rejeição; o tempo que, geralmente, as pessoas permanecem em seu site; os locais de onde originam seus acessos; e mais uma infinidade de informações úteis e – quase – concretas.

Observa-se um melhor custo-benefício e um retorno de investimento muito mais palpável, com diretrizes mais consistentes e direcionadas.

Seu cliente não está na internet?

Um grande mito que ainda persiste no mercado, principalmente por lojas que atuam no físico: dizer que o seu público não está no digital. Um grande engano. Vejamos:

  • De acordo com pesquisa TIC Domicílios, realizada em 2019, 74% da população brasileira usam a internet. Isso representa 134 milhões de internautas, mais da metade da população total do país;

 

  • Alguns institutos de pesquisa apontam que mais de 90% dos usuários brasileiros presentes nas redes sociais curtem páginas de marcas, lojas e empresas;

 

  • O Brasil é o 3º país com mais usuários no Facebook e o 2º com mais acessos diários. Para se ter uma noção, cerca de 130 milhões de brasileiros estão na plataforma. Os dados são da própria empresa;

 

  • Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e divulgado pela Agência Brasil, registrou que 89% dos brasileiros já fez, ao menos, uma compra online.

 

Todos esses dados e levantamentos demonstram o avanço nos números de usuários conectados e engajados na rede. Desse modo, independente do seu nicho de mercado e ambiente de atuação, atente-se à importância do marketing digital.

Crie engajamento!

Esteja nas redes sociais, busque identificação do público, promova aproximação e interatividade com os seguidores. Lembre-se de criar um direcionamento de linguagem e conteúdo.

No caso das lojas de informática, é recomendado acompanhar as tendências, principalmente se levarmos em conta a faixa etária dos consumidores do segmento. Facebook, Instagram, YouTube e, até mesmo, conteúdos em blog vão estreitar o relacionamento e fomentar a marca no ambiente digital.

O intuito é criar uma audiência qualificada, engajada e consumidora, não só aos produtos, mas do seu conteúdo.

Esteja um passo a frente da sua concorrência

Se a sua loja de informática está no digital e o seu concorrente, não, é possível afirmar que você está um passo a frente. Todavia, se acontecer o inverso, sua força no mercado pode sofrer um forte impacto.

Vantagens em apostar no marketing digital

Com um forte e eficiente trabalho em marketing digital, sua loja (física ou virtual) poderá alavancar as vendas, abrir os horizontes de atuação e reunir um público totalmente segmentado.

Há muitas opções para um trabalho de marketing digital na rede. Confira algumas alternativas:

  • Investir em mídia paga: tanto Facebook (com a funcionalidade de publicações patrocinadas) quanto o próprio Google (geralmente, em forma de posicionamento de anúncios na parte superior do resultado das buscas e também no modelo de banners em sites parceiros) oferecem plataformas de mídia paga para empresas que desejam melhor posição na rede;

 

  • Disparo de e-mails e prospecção de leads qualificados estão ligados à importância do marketing digital. Vale a pena apostar em disparo de e-mails, newsletters e outras técnicas para obter o público ideal e engajado. Uma boa base de usuários cadastrados tornará as ações muito mais efetivas;

 

  • Trazer diferenciais e acompanhar as tendências do mercado: esteja atento a todas as novidades e datas que geram grande participação do consumidor. Black Friday e Dia do Frete Grátis são ótimas oportunidades para impulsionar as vendas.

 

Para conferir a importância do marketing digital e conhecer mais algumas estratégias, veja as 5 estratégias de marketing digital para divulgar sua loja.

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