IMPRESSÃO 3D NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

IMPRESSÃO 3D NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Com o aumento do pânico gerado pela pandemia do COVID-19 (novo Corona vírus), resta a sociedade buscar segurança dentro de suas casas e procurar se adaptar o mais rápido possível, à rotina de isolamento instaurada, o que é novidade para a maioria das pessoas. As consequências da falta de responsabilidade ou da má-informação, podem atingir uma escala de crescimento exponencial dos casos registrados, nas próximas semanas.

A proliferação se dá através do contato com fluídos corporais de outras pessoas, que podemos carregar e disseminar de diversas formas diferentes, já citadas repetidamente pela maioria dos canais de mídia pelo mundo. E ainda assim, é importante ressaltar que, se manter isolado dentro de sua casa, é o primeiro passo a ser dado! E essa ordem se aplica para todas as pessoas em todas as situações.

Mesmo assim, com todo crescimento no número de casos em alguns países (inclusive o nosso), o mercado se mostra capaz de evoluir e trazer novas formas de se sustentar, mesmo de “portas fechadas”. Alguns casos ilustram esse cenário como o IFood, que aumentou drasticamente a quantidade de
empresas cadastradas, visto que o tráfego presencial nestes estabelecimentos diminuiu consideravelmente, ou da grande maioria das lojas eletrônicas, também conhecidas como e-commerce, que viram uma oportunidade de atender de forma exclusiva, todo o enorme e já conhecido público consumidor brasileiro.

Mas para que isso tudo seja possível de acontecer, e toda esta Economia continue girando, os colaboradores das empresas precisam continuar trabalhando, mesmo que individualmente dentro de suas casas. Esse formato de trabalho se chama Home Office e já é bem praticado em outros países.

Nem sempre os produtos que emergem com grandes quantidades de demanda, fazem parte do mercado comum, ou seja, podem não ter caminhos para uma larga escala de produção. Em decorrência da crescente demanda por diversos itens, que auxiliam no processo de prevenção desta situação calamitosa, vários fabricantes estão enfrentando dificuldades para suprir todas as necessidades da população. Seja pela escassez de matérias-primas, preços elevados de insumos, limitação da capacidade de produção, entre outros motivos. E como sempre em pauta, as Novas Tecnologias vêm sendo utilizadas para buscar inovação para traçar novos caminhos, e revolução nos que já foram traçados. Sempre evoluindo e permitindo que
nós humanos, evoluamos também.

A cientista e pesquisadora brasileira Thabata Ganga (Universidade Federal de São Paulo), é a responsável por uma forte iniciativa que vem somando forças com os usuários de impressão 3D pelo Brasil (público que vem crescendo pelo mundo inteiro). A intenção principal é auxiliar de todas as formas possíveis, o fornecimento de peças impressas, que poderão ser utilizadas nos tratamentos com os enfermos. Brasileira cria rede para imprimir em 3d, equipamentos de UTI usados no tratamento contra o Corona Vírus (Fonte: Globo.com)

Formulário para usuários de impressoras 3D – (Thabata Ganga)

FLASHFORGE CONTRA O CORONA VÍRUS (CHINA)

Uma das maiores fabricantes de impressoras 3D do mundo, a Flashforge, instalou 200 impressoras 3D Guider II em Wuhan. Considerado o epicentro da pandemia, a ação foi necessária para a produção de óculos de proteção e acessórios para máscaras.

FlashForge_CreatorProII_Coronavírus

No Brasil, a FlashForge tem parceria exclusiva com a Oderço Distribuidora, que já identificou casos como estes de pessoas que se conectaram a esta tecnologia (que hoje é muito mais acessível que a alguns anos), e que podem participar desta corrente de boas ações e intenções, em prol de um bem maior.

Projetos de proteção para DOWNLOAD – FlashForge

Para saber mais sobre o Universo Maker, leia nossas outras publicações do blog. E para adquirir sua impressora 3D, acesse o nosso site AQUI, ou compre com um de nossos parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *