Como atrair os fãs do mercado gamer para minha loja?

Como atrair os fãs do mercado gamer para minha loja?

Em alta, o mercado gamer no Brasil impressiona pelos números. Mais da metade das mulheres (53,6%) e 46,4% dos homens afirmam jogar algum tipo de jogo eletrônico. São esses consumidores que colocam o país no 13º lugar do ranking dos mais importantes mercados no mundo.

O crescimento desse mercado e o potencial de consumo dos gamers são ótima oportunidade de negócio para as revendas de informática. O varejista pode entrar nesse nicho e começar a vender equipamentos eletrônicos voltados para esse público, como computadores, smartphones, consoles, jogos, placas de vídeo, teclados e mouses especiais.

Mas lembre-se que antes de vender os produtos certos aos fãs do mercado gamer, é preciso se preparar, ter estoque para atender a demanda, uma equipe de vendedores pronta para sanar dúvidas e dar explicações aos seus novos clientes, que têm uma característica em comum: são exigentes.

Conheça um pouco mais sobre o universo dos jogos e como aproveitar o nicho para vender mais e atrair clientes.

Mercado gamer no Brasil

O Brasil é o principal mercado gamer da América Latina e o 13º mais importante do mundo. Os 66,3 milhões de jogadores brasileiros gastaram US$ 1,3 bilhão em 2017. E há potencial para crescer mais.

Quando falamos do perfil do gamer brasileiro, a maioria (74%) joga em mais de um dispositivo. O smartphone é o mais popular (77,9%), seguido por computador (66,4%) e console (49%), revela a Pesquisa Game Brasil.

Estudo da consultoria holandesa Newzoo, especializada no segmento de jogos, mostra que, em um ano, o faturamento desse mercado no país cresceu 4,5%. O mesmo levantamento revela que 51,8% dos usuários da internet na América Latina são gamers. Isso significa dizer que 204,7 milhões de pessoas estão de olho no mercado de jogos eletrônicos. É a hora da sua loja aproveitar também!

Aposte em produtos segmentados

O público consumidor apaixonado por games é exigente, quer produtos de qualidade e é atento a detalhes. Mas por que ter produtos exclusivos para gamers na sua revenda? Justamente porque são itens que têm maior apelo entre os fãs de jogos e são, portanto, os mais procurados. Quer alguns exemplos?

Cadeira gamer: É um produto que melhora a postura dos jogadores, reduzindo as chances de dores na coluna, uma vez que eles passam horas sentados em frente ao computador.

Gabinete: com estrutura e tamanho diferenciados, o gabinete é responsável por comportar todos os componentes do computador, que variam conforme a configuração desejada, pela organização dos cabos e pela circulação de ar interna, evitando superaquecimentos e lentidão de jogos com gráficos avançados.

Teclado gamer: uma das maiores reclamações dos gamers é o ghosting, que é quando o teclado não consegue responder ao comando de várias teclas pressionadas ao mesmo tempo. Modelos com sistema anti-ghosting são grandes atrativos para o público.

Mouse gamer: Mais precisos e com menor tempo de resposta que os mouses comuns, os mouses gamers colaboram para que cada ação do jogador seja certeira. Além disso, alguns mouses possuem softwares que permitem ao jogador a criação de atalhos (macros) que melhoram seu desempenho durante as partidas.

Placa de vídeo: Esses componentes podem ser independentes ou integrados ao processador. Jogos com gráficos exigentes necessitam de placas de vídeo mais robustas.

Outros acessórios: Há mais itens, como fonte, que distribui energia para os componentes do computador; fans e coolers, para refrigerar o interior do gabinete e o processador; e headsets, usados para melhorar a qualidade do áudio e a imersão no jogo.

Capacite seu time de vendedores

Ao entrar nesse mercado, sua equipe de vendas precisa saber o que está sendo comercializado. Lembre-se sempre de que os consumidores de jogos são exigentes, assistem a vídeos e buscam respostas em fóruns na internet.

Seus vendedores precisam estar antenados com o assunto e até um passo à frente para que seus novos clientes tenham uma excelente experiência de compra na loja.

Capacite seus colaboradores para que ajudem os clientes com dificuldades na instalação de um game e prestem assistência técnica de um componente, por exemplo.

No mercado gamer, é essencial que vendedores conheçam os jogos mais populares, saibam quais serão os próximos lançamentos e entendam as características dos acessórios. Eles devem mostrar que são especialistas no assunto.

Clique no banner para conferir os produtos do mercado gamer na loja virtual da Oderço!

mercado gamer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *