Como o indicador OSA pode melhorar e otimizar os níveis de estoque

Como o indicador OSA pode melhorar e otimizar os níveis de estoque

É comum ouvir histórias de lojas que perderam clientes por ausência de produtos na prateleira. Para ajudar a equilibrar seus níveis de estoque e evitar tais problemas, vale a pena utilizar indicadores que controlam a disponibilidade de produtos no seu varejo.

O OSA, sigla para On Shelf Availability (disponibilidade em prateleiras, em tradução livre), é um indicador que ajuda a identificar o porquê um produto não está na prateleira. Com essas informações em mãos, o lojista pode agir diretamente na causa do problema, ao invés de tratar os sintomas.

Avaliação dos níveis de estoque

Checar os níveis de estoque da loja é mais do que uma opção interessante para comerciantes. É uma obrigação para se obter sucesso. Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, 50% dos clientes que ficam insatisfeitos com a indisponibilidade de produtos trocam de loja ou marca.

Um dos causadores mais comuns desse problema é a falta do produto na prateleira. Muitas vezes, a loja até pode contar com o item procurado pelo cliente em estoque, mas não visivelmente.

O indicador OSA ajuda o lojista a controlar de forma mais eficiente os produtos disponíveis nas prateleiras. Analisa-se a expectativa, volume e histórico de vendas. Essa não é uma técnica simples – o OSA precisa levar em conta a sazonalidade, pois datas e épocas diferentes podem estimular a venda de itens distintos.

Equilíbrio de níveis de estoque

Além de transtornos com falta de estoque ou de produtos na prateleira, outro problema encontrado é o excesso de estoque. Ao abastecer mais itens do que você vende, seu saldo corre risco de ficar no negativo.

Os relatórios de OSA ajudam não apenas verificar a disponibilidade de produtos nas prateleiras, mas também qual é a estimativa de venda de um produto de acordo com diversas variáveis.

É imprescindível ter em mente que possuir níveis de estoque equilibrados e inteligentes ajudam na saúde do seu negócio. Se um cliente sabe que sua loja é confiável e conta com os produtos que precisa, ele se sentirá mais motivado a voltar e fazer a famosa propaganda boca a boca.

O conceito de OSA é mais utilizado em supermercados e grandes varejos, mas sua loja de informática também pode se beneficiar desse indicador. O importante é analisar e levar em conta o tamanho de seu negócio, localização e base de clientes.

 

Leia também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *