8 ferramentas para te ajudar a organizar uma loja

8 ferramentas para te ajudar a organizar uma loja

Pensar na gestão dos negócios, nas questões logísticas e nas estratégias de marketing é muito importante para manter e organizar uma loja. A saúde financeira da empresa pode ser comprometida se não houver dedicação em todos os campos.

Independente do porte do seu negócio, há inúmeras atividades rotineiras que devem ser realizadas, como controle de estoque, pagamentos, entregas, planejamento, relacionamento com clientes e funcionários e etc. Pensando nisso, listamos uma série de ferramentas acessíveis que serão úteis para manter e organizar uma loja.

Estoque

Ter um estoque organizado e com informações atualizadas facilita a rotina e a logística de compra e venda das lojas. Os aplicativos para celular podem ser úteis para executar essa tarefa. O NEX e o Tiny oferecem planos de controle de estoque atualizados em tempo real e que podem ser acessados pelo celular. Já o SmartPOS é direcionado para os profissionais que são autônomos e serve tanto para acessar informações de estoque quanto o histórico de vendas.

Dependendo do porte da sua loja, o Excel também pode ser utilizado para controlar o estoque. Faça planilhas para listar as datas, códigos e entradas e saída dos produtos e atualize diariamente.

Google Drive e DropBox

Compartilhar arquivos com funcionários são atividades necessárias para organizar uma loja. O Google Drive o DropBox são gratuitos (com limites de GB) e podem ser acessados tanto no computador quanto no celular. Outra vantagem de utilizá-los é armazenar cópias de segurança de arquivos como notas fiscais, garantias, contratos e outros documentos importantes.

Finanças

Saber exatamente quais são os gastos e ganhos vai te ajudar a entender quais os pontos fortes e fraco da sua loja. Para isso, é importante manter os dados atualizados e registrar todas as entradas e saídas do caixa.

Para auxiliar nessa tarefa, os aplicativos gratuitos Jimbo e o Mais Sebrae podem ser utilizados. O primeiro serve para organizar as contas, anotar gastos diários e receber lembretes de pagamentos. Já o segundo fornece informações para quem gerencia o próprio negócio.

Outro aplicativo útil na hora de organizar uma loja é o Qipu. Ele foi desenvolvido para controlar as vendas, emitir notas fiscais e te ajudar a manter a empresa regularizada.

Saiba mais sobre Gestão de Negócios acessando os posts do blog da Oderço.

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